Jaya
Radhe. As segundas e quartas-feiras (e eventualmente às sextas-feiras)
nós apresentamos um Hari-katha no Youtube ao vivo, via Hangout. Nesta
última quarta-feira, dia 18 de março, a participante assídua,
divulgadora e colaboradora do programa deixou nos comentários duas
perguntas bem relevantes que resolvemos responder com essa postagem no
blog. Muito obrigado por tudo e por suas perguntas Vrajesvari didi e ai
vão nossas respostas. (RM)
PERGUNTA: Só
complementando, agente não precisa da mente pra identificar o que é bom o que é
ruim Agente em tatastha sakti não temos mente... Como identificamos o que é bom
no mundo material nessa condição?
R.: A Jiva
não entra nessas considerações de bom e ruim quando está na posição não-diferenciada no tatashta-shakti. Ela apenas sente a necessidade de saber
sobre si mesma, CIT, e de desfrutar, que é um sentimento natural da jiva. Esse
sentimento de desfrutar a empurra para o plano material cósmico.
PERGUNTA: Eu
não consigo entender isso, quando estamos no tatastha sakti, o que nos atrai no
mundo material? Como nos sentimos atraídos se estamos lá, como partículas, sem
noção deste mundo material, o que nos atrai? O que faz agente se
identificar com a energia material? E é assim instantaneamente? Agente
entra no mundo material imediatamente no ventre de uma entidade viva?
Maharaj acho isso muito difícil de compreender ...
R.: A resposta
para essa pergunta tomamos de Srila Sridhar Maharaj em seu Livro “A Busca de
Sri Krishna, A Realidade, O Belo”:
“Desde tempos imemoriais, o homem tem indagado sobre a origem da alma.
Neste breve capítulo, Sridhara Mahãrãja responde esta mais vital de todas as
questões: "Quem sou eu? De onde vim?"
"Como
a alma aparece primeiramente neste mundo? De que estágio de existência
espiritual ela cai no mundo material?" Esta é uma questão muito ampla, que
requer alguma informação básica.
Existem
duas classes de almas, jivas, que vêm
a este mundo, Uma classe vem dos planetas Vaikuntha pela necessidade de nitya-lila, os eternos passatempos de
Krsna. Outra vem por necessidade constitucional.
O
brahmaiyoti, o plano marginal
não-diferenciado. é a fonte de infinitas almas jiva, partículas espirituais atômicas de caráter não-diferenciado .
Os raios do corpo transcendental do Senhor são conhecidos como brahmajyoti, e uma partícula de um raio
do brahmajyoti é a jiva. A alma jiva é um átomo naquela refulgência, e o brahmajyoti é o produto de um número infinito de átomos jiva.
Geralmente.
as almas emanam do brahmajyoti, que é
vivo e crescente. Dentro do brahmajyoti,
o equilíbrio delas é de alguma forma perturbado, dando início ao movimento. Da
não-diferenciação inicia-se a diferenciação. De um simples lençol de
consciência uniforme, surgem unidades conscientes individuais. E porque a jiva é consciente ela é dotada de
livre-arbítrio. Assim. da posição marginal elas escolhem o lado da exploração
ou o lado da dedicação.
Krsna bhuli sei
jiva anadi bahirmukha.
Anadi significa aquilo que não tem
começo. Quando entramos na terra da exploração, adentramos no fator tempo,
espaço e pensamento. E, quando viemos para explorar, a ação e reação começam na
terra negativa do empréstimo. Embora lutemos por nos tomar mestres, na verdade
nos tornamos perdedores.
Os
servos de Goloka e Vaikuntha também são vistos como estando dentro da
jurisdição de brahmanda o universo
material, mas isto é apenas uma brincadeira, lila. Eles vêm do plano superior apenas para participar dos
passatempos do Senhor e então retomam. As almas caídas vêm da posição marginal
dentro do brahmajyoti, e não de
Vaikuntha.
A
primeira posição de uma alma no mundo material será como a de Brahma, o
criador. Então seu karma pode levá-la
para o corpo de urna besta corno o tigre, onde ela é cercada de uma mentalidade
de tigre, ou para o corpo de uma árvore ou trepadeira, onde diferentes
impressões podem cercá-la. Dessa maneira, unia pessoa se envolve em ação e
reação. O caso é complexo; é desnecessário analisar os detalhes da história de
um átomo particular. Estamos interessados corri a coisa em geral: como a
transformação da concepção material brota da consciência pura.”
#ConsciênciaDespertaPREMA #Prema
#ConsciênciaDespertaPREMA #Prema
"De um simples lençol de consciência uniforme, surgem unidades conscientes individuais. E porque a jiva é consciente ela é dotada de livre-arbítrio. Assim. da posição marginal elas escolhem o lado da exploração ou o lado da dedicação."
ResponderExcluirPergunta: Entendi que aí, nesta situação a jiva que escolhe a exploração, são as jivas que irão para o mundo material, que são de incontáveis palenetas e ganharão um corpo desde Brahma até a de um vegetal e as que escolhem a dedicação migram diretamente para o mundo espiritual e ganham um corpo espiritual é isso, um corpo de gopa, por exemplo, ou um pavão em goloka Vrndavana pode também(pensei isso porque lá todos os seres são felizes e são conscientes da sua relação com Krsna e estão sempre ansiosos para oferecer algo a Ele). As que escolhem a dedicação podem migrar para um dos incontáveis planetas Vaikuntha, é assim? Ou quando é dito dedicação se refere somente ao Goloka Vrindavana? Será se misturei tudo? Obrigada por incansávelmente me ajudar a sair da ignorância Maharaja.!
O lado da dedicação é dos que servem a Krishna, o da exploração é dos que querem desfrutar no mundo material (a esmagadora maioria), tanto em Vaikunta como em Golaka Vrindavana. Os Vaishnavas que estão no humor de madhuria-rasa sim, almejam apenas servi-lo em Golaka Vrindavana.
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