domingo, 19 de fevereiro de 2017


                           A Eficácia da Urdhvapundra.
(Tilaka)
Este diálogo é travado entre o Senhor Shiva e Parvati, no Padma Purana   (UK. 225. 1-59).

Shankara disse:
- Ó senhora de aparência auspiciosa, vou lhe contar sobre a grandeza da urdhavapundra, a marca vertical que os vaisnavas usam na testa. O brâmane que a usar se libera das amarras da existência mundana só por este motivo. No espaço encantador que existe entre as duas linhas da marca, Vishnu está sentado com Lakshmi. Portanto, o corpo de quem usa esta marca é um templo do Senhor, limpo e auspicioso. O devoto de Vishnu que faz esta marca com argila, se banhou em todos os locais sagrados e está preparado para todos os sacrifícios.
O brâmane que tem esta marca é honrado por todas as pessoas e quando deixa o corpo vai para a morada de Vishnu num aeroplano excelente. O brâmane deve colocar esta marca três vezes ao dia, para a purificação de todos os pecados, para obter o fruto dos sacrifícios que realizar e das atividades piedosas como abrir poços, dar presentes, etc. Só por avistar alguém usando esta marca as pessoas se livram de todos os pecados. Por
saudar devotadamente a quem usa a marca obtêm-se o fruto de todos os tipos de caridade. Os ancestrais de quem alimenta um brâmane que use a marca, indubitavelmente ficam satisfeitos por bilhões de kalpas.
Minha querida Parvati, quem fizer uma cerimônia de shraddha com esta marca obtêm o fruto de fazer Shraddha em Gaya por bilhões de kalpas. O mérito religioso dos sacrifícios, caridade, penitências, recitação de hinos védicos, rituais védicos e austeridades realizados por quem usa esta marca é infinito. Todos os sacrifícios e atos caridosos como escavar poços, realizados por aqueles que não usam esta marca, são inúteis. O seres humanos que não usam esta marca não são vistos; sem esta marca um corpo humano é como um campo crematório. Todos os rituais e atividades meritórias realizados por aqueles que não usam esta marca são consignados aos demônios, e quem os realiza acaba indo para o inferno. O brâmane que seja versado nos Vedas deve usar esta marca feita com argila bem clara. A pessoa sábia nunca deve usar esta marca de uma maneira oblíqua, mesmo que esteja num estado miserável.
Os brâmanes devem ter esta marca na vertical. A marca dos kshatriyas deve ser redonda; a dos vaishyas deve ser como uma listra e os shudras devem usar três linhas paralelas. A marca dos brâmanes deve ser feita com argila; a redonda deve ser feita com almíscar; a de listra deve ser feita com sândalo e a de três linhas deve ser feita com cinzas. A marca vertical é recomendada para todos. Ela não é proibida para ninguém.  
Todas as pessoas, de todas as castas, que forem devotas de Vishnu devem usá-la. Os brâmanes não devem usar marcas oblíquas ou em forma de listras, assim como eles não devem adorar nenhuma outra Deidade além de Vishnu. Um brâmane nunca deve usar uma marca de três linhas na testa e nem uma marca feita com cinzas. Isto é exclusividade dos shudras.
A pessoa nobre, que está interessada no bem estar de todas as entidades vivas deve fazer uma marca sob a urdhavapundra na forma dos pés de lótus de Vishnu. A marca deve sempre ter um hiato no dentro, este é o templo de Vishnu. A marca deve ser bela, aprazível, com ambos os lados bem feitos, na forma de um bastão e com um hiato no centro.  No centro desta marca vertical Vishnu está sentado com Lakshmi. Quem faz a marca vertical sem o hiato, expulsa Vishnu e Lakshmi do Seu assento. Os brâmanes desleixados que usam a marca sem hiato na verdade têm uma marca de um pé de cão na testa. Portanto, para atingir o mundo de Vishnu, os brâmanes devem fazer sempre a marca vertical com um hiato no centro. Para assegurar a liberação, o devoto deve trazer argila de um reservatório nas montanhas Venkata e fazer a marca com esta argila. O devoto também pode usar a argila da raiz de tulasi e fazer a marca com ela. Shri Krishna fica muito satisfeito com isso. A marca feita com a argila do reservatório de Dvaravati, que é muito querido por Vishnu, assegura todos os objetos desejados. E quem trouxer com grande devoção a argila das margens do Ganges, e fizer a marca com ela, obtêm o fruto de todos os sacrifícios. Quem faz esta marca com sândalo, curcuma e também com cinzas do fogo sagrado obtêm o controle de tudo. A argila deve ser de um local consagrado a Vishnu. Ela pode ser obtida do alto de uma montanha, das margens de um rio, da raiz de árvore bilva, de um reservatório de água, da areia da praia, da argila de um formigueiro dos locais consagrados a Vishnu e de onde sempre flua a água usada para os banhos de Vishnu. Quem usar a argila com a água que flui dos pés de lótus de Vishnu e com ela marcar os seu corpo em Shri Rangam, Venkatagiri, Shri Kurma, na auspiciosa Dvaraka, Prayaga, na montanha Narasimha ou do bosque de tulasi (Vrindavana) obtêm a liberação. A marca deve ser feita com a argila de um local onde os devotos de Vishnu a utilizem. Dizem que uma marca escura provoca a paz. E que a vermelha causa o auto-controle. Dizem que a amarela trás riquezas. E que a branca conduz à salvação e é auspiciosa.
Uma marca distorcida, oblíqua, sem o hiato, pequena, longa demais, muito fina, com os bordos irregulares, faltando uma linha, com o topo fechado ou com a base cortada, feia, trás infortúnio. E também a marca que não é feita com o dedo, com argila sem aroma ou inadequada. A marca deve começar a ser feita na base do nariz, no meio das sobrancelhas e deve ter um hiato no meio, com a largura do dedo. A argila branca desenha a marca melhor e mais auspiciosa. Ao marcar a testa o devoto deve meditar em Keshava. Ao marcar a barriga ele deve meditar em Narayana, em Madhava como estando no peito e em Govinda na garganta. Ele deve meditar em Vishnu como localizado no lado direito da barriga e em Madhusudhana como estando no braço direito. Ele deve meditar em Trivikrama como situado do lado direito do pescoço e em Vamana na parte esquerda da barriga. Ele deve meditar em Shridhara como estando no seu braço esquerdo e em Hishikesha no lado esquerdo do pescoço. Ele deve meditar em Padmansbha como estando em suas costas e o lugar de Damodara é o final da espinha.
Ele deve meditar em Vasudeva como estando presente sobre a sua cabeça. Na testa, nos braços, no dorso e nos lados do pescoço as marcas devem ter o comprimento de quatro dedos. Na barriga se recomenda uma marca maior, com dez dedos. No peito e nos braços a marca deve ter oito dedos de comprimento. Desta maneira, o brâmane deve sempre ter doze marcas.
Meditando nas Deidades com os seus respectivos mantras, ele deve marcar as partes do corpo. No hiato da marca pode haver o auspicioso pó de curcuma. Dizem que os kshatriyas devem fazer quatro marcas (na testa, no peito e nos braços) e os vaishyas duas marcas (na testa e na testa). As mulheres e os shudras devem usar uma marca na testa. A principal marca é a da testa e deve ser feita primeiro.
E assim Girija (Parvati), eu lhe expliquei a maneira de usar a pundra (marca). Podem-se usar outras marcas como a da folha de lótus, de figueira-de-bengala e de folha de junco, este trio se chama "Mohana".
Pode haver outras marcas como a do disco, maça e outras marcas verticais pelo corpo. Mas em caso de controvérsia, um devoto puro de Vishnu deve sempre usar a marca vertical na forma de um bastão.
Segundo nossos acaryas é de suma importâcia usar a marca na hora de cantar o gayatri, de fazer adoração à Deidade, de cantar a japa e ao fazermos quaisquer outras atividades devocionais. Em suma, deve-se usar essa marca o dia todo.