A Eficácia da Urdhvapundra.
(Tilaka)
Este diálogo é travado entre o Senhor Shiva e
Parvati, no Padma Purana (UK. 225.
1-59).
Shankara disse:
- Ó senhora de
aparência auspiciosa, vou lhe contar sobre a grandeza da urdhavapundra,
a marca vertical que os vaisnavas usam na testa. O brâmane que a
usar se libera das amarras da existência mundana só por este motivo. No
espaço encantador que existe entre as duas linhas da marca, Vishnu
está sentado com Lakshmi. Portanto, o corpo de quem usa esta marca é um
templo do Senhor, limpo e auspicioso. O devoto de Vishnu que faz esta marca com
argila, se banhou em todos os locais sagrados e está preparado para todos os
sacrifícios.
O brâmane que tem esta marca é honrado por todas as
pessoas e quando deixa o corpo
vai para a morada de Vishnu num aeroplano excelente. O brâmane deve
colocar esta marca três vezes ao dia, para a purificação de todos os
pecados, para obter o fruto dos sacrifícios que realizar e das atividades
piedosas como abrir poços, dar presentes, etc. Só por avistar alguém usando
esta marca as pessoas se livram de todos os pecados. Por
saudar devotadamente a quem usa a marca obtêm-se o fruto de todos os tipos de caridade. Os ancestrais de quem alimenta um brâmane que use a marca, indubitavelmente ficam satisfeitos por bilhões de kalpas.
saudar devotadamente a quem usa a marca obtêm-se o fruto de todos os tipos de caridade. Os ancestrais de quem alimenta um brâmane que use a marca, indubitavelmente ficam satisfeitos por bilhões de kalpas.
Minha querida Parvati, quem fizer uma cerimônia de
shraddha com esta marca obtêm o
fruto de fazer Shraddha em Gaya por bilhões de kalpas. O mérito
religioso dos sacrifícios, caridade, penitências, recitação de hinos védicos,
rituais védicos e austeridades realizados por quem usa esta marca é
infinito. Todos os sacrifícios e atos caridosos como escavar poços,
realizados por aqueles que não usam esta marca, são inúteis. O
seres humanos que não usam esta marca não são vistos; sem esta marca um
corpo humano é como um campo crematório. Todos os rituais e atividades
meritórias realizados por aqueles que não usam esta marca são consignados aos
demônios, e quem os realiza acaba indo para o inferno. O brâmane que seja
versado nos Vedas deve usar esta marca feita com argila bem clara. A pessoa
sábia nunca deve usar esta marca de uma maneira oblíqua, mesmo que esteja num
estado miserável.
Os brâmanes devem ter esta marca na vertical. A
marca dos kshatriyas deve ser
redonda; a dos vaishyas deve ser como uma listra e os shudras devem usar três
linhas paralelas. A marca dos brâmanes deve ser feita com argila; a
redonda deve ser feita com almíscar; a de listra deve ser feita com
sândalo e a de três linhas deve ser feita com cinzas. A marca vertical é
recomendada para todos. Ela não é proibida para ninguém.
Todas as pessoas, de todas as castas, que forem
devotas de Vishnu devem usá-la. Os
brâmanes não devem usar marcas oblíquas ou em forma de listras, assim
como eles não devem adorar nenhuma outra Deidade além de Vishnu. Um brâmane
nunca deve usar uma marca de três linhas na testa e nem uma marca feita com
cinzas. Isto é exclusividade dos shudras.
A pessoa nobre, que está interessada no bem estar de
todas as entidades vivas deve
fazer uma marca sob a urdhavapundra na forma dos pés de lótus de Vishnu. A
marca deve sempre ter um hiato no dentro, este é o templo de Vishnu. A marca
deve ser bela, aprazível, com ambos os lados bem feitos, na forma de um bastão
e com um hiato no centro. No centro desta marca vertical Vishnu está sentado
com Lakshmi. Quem faz a marca vertical sem o hiato, expulsa Vishnu e Lakshmi do
Seu assento. Os brâmanes desleixados que usam a marca sem hiato
na verdade têm uma marca de um pé de cão na testa. Portanto, para atingir o
mundo de Vishnu, os
brâmanes devem fazer sempre a marca vertical com um hiato no centro. Para
assegurar a liberação, o devoto deve trazer argila de um reservatório
nas montanhas Venkata e fazer a marca com esta argila. O devoto também
pode usar a argila da raiz de tulasi e fazer a marca com ela. Shri
Krishna fica muito satisfeito com isso. A marca feita com a argila do
reservatório de Dvaravati, que é muito querido por Vishnu, assegura todos
os objetos desejados. E quem trouxer com grande devoção a argila das margens do
Ganges, e fizer a marca com ela, obtêm o fruto de todos os sacrifícios. Quem
faz esta marca com sândalo, curcuma e também com cinzas do fogo sagrado obtêm o
controle de tudo. A argila deve ser de um local consagrado a Vishnu. Ela pode
ser obtida do alto de uma montanha, das margens de um rio, da raiz de árvore
bilva, de um reservatório de água, da
areia da praia, da argila de um formigueiro dos locais
consagrados a Vishnu e de onde sempre flua a água usada para os banhos de Vishnu. Quem usar a argila com a água que flui dos pés de lótus de Vishnu
e com ela marcar os seu corpo em Shri Rangam, Venkatagiri,
Shri Kurma, na auspiciosa Dvaraka, Prayaga, na montanha Narasimha ou do
bosque de tulasi (Vrindavana) obtêm a liberação. A marca deve ser
feita com a argila de um local onde os devotos de Vishnu a utilizem.
Dizem que uma marca escura provoca a paz. E que a vermelha causa o
auto-controle. Dizem que a amarela trás riquezas. E que a branca conduz à salvação
e é auspiciosa.
Uma marca distorcida, oblíqua, sem o hiato, pequena,
longa demais, muito fina, com os bordos irregulares, faltando uma linha, com o
topo fechado ou com a base cortada, feia, trás infortúnio. E também a marca que
não é feita com o dedo, com argila sem aroma ou inadequada. A marca deve
começar a ser feita na base do nariz, no meio das sobrancelhas e deve ter um
hiato no meio, com a largura do dedo. A argila branca desenha a marca melhor e
mais auspiciosa. Ao marcar a testa o devoto deve meditar em Keshava. Ao marcar
a barriga ele deve meditar em Narayana, em Madhava como estando no peito e em
Govinda na garganta. Ele deve meditar em Vishnu como localizado no lado direito
da barriga e em Madhusudhana como estando no braço direito. Ele deve meditar em
Trivikrama como situado do lado direito do pescoço e em Vamana na parte
esquerda da barriga. Ele deve meditar em Shridhara como estando no seu braço
esquerdo e em Hishikesha no lado esquerdo do pescoço. Ele deve meditar em
Padmansbha como estando em suas costas e o lugar de Damodara é o final da
espinha.
Ele deve meditar em Vasudeva como estando presente
sobre a sua cabeça. Na testa, nos braços, no dorso e nos lados do pescoço as
marcas devem ter o comprimento de quatro dedos. Na barriga se recomenda uma
marca maior, com dez dedos. No peito e nos braços a marca deve ter oito dedos
de comprimento. Desta maneira, o brâmane deve sempre ter doze marcas.
Meditando nas Deidades com os seus respectivos
mantras, ele deve marcar as partes do corpo. No hiato da marca pode haver o
auspicioso pó de curcuma. Dizem que os kshatriyas devem fazer quatro marcas (na
testa, no peito e nos braços) e os vaishyas duas marcas (na testa e na testa).
As mulheres e os shudras devem usar uma marca na testa. A principal marca é a
da testa e deve ser feita primeiro.
E assim Girija (Parvati), eu lhe expliquei a maneira
de usar a pundra (marca).
Podem-se usar outras marcas como a da folha de lótus, de figueira-de-bengala
e de folha de junco, este trio se chama "Mohana".
Pode haver outras marcas como a do disco, maça e outras marcas verticais pelo corpo. Mas em caso de controvérsia, um devoto puro de Vishnu deve sempre usar a marca vertical na forma de um bastão.
Pode haver outras marcas como a do disco, maça e outras marcas verticais pelo corpo. Mas em caso de controvérsia, um devoto puro de Vishnu deve sempre usar a marca vertical na forma de um bastão.
Segundo nossos acaryas é de suma importâcia usar a
marca na hora de cantar o
gayatri, de fazer adoração à Deidade, de cantar a japa e ao fazermos
quaisquer outras atividades devocionais. Em suma, deve-se usar essa marca o
dia todo.
Obrigada por compartilhar este texto, as palavras autorizadas por senhor shiva a respeito deste assunto são muito esclarecedoras. Haribol
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