Sentimentos
de Estima
Não é
segredo que anterior a sua descoberta por Sri Gaurasundar, o livro Sri
Brahma-samhita não estava disseminado na
Índia como estava a Grande Literatura anteriormente exposta na floresta de
Naimisa - o Tratado Transcendental Srimad-Bhagavatam. A palavra Brahma (ou
Brahman) significa Vedas e a Realidade Substancial estabelecida pelos Vedas é
Purusottama, o Preponderante Definitivo ou Personalidade Masculina. Qualquer
filosofia que ignora a Personalidade Definitiva ao mesmo tempo que se adota o
termo apauruseya, significando 'divino', 'supramundano' ou 'super humano' a fim
de invalidar conceitos terrenos, deve cair dentro da categoria de doutrinas ou
religiões periféricas.
Além
mesmo de qualquer consideração do mundano, os Ensinamentos de Devoção para a
Realidade Suprema - a Suprema Personalidade de Deus - que se revelou dentro do
coração de Brahma de quatro cabeças a partir das Antologias
Supramentais(Vedas), estão descritas em um dos cem capítulos que formam o
Tratado Brahma-samhita. Como este quinto capítulo é de benefício supremo para a
alma ele adveio para ser dono da posição Mais Adorável para os Gaudiya
Vaisnavas ou devotos fieis na linha de Sri Chaitanyadev. A esse respeito, é
digno de nota que na Filosofia da Sucessão Divina que se origina do Senhor
Brahma, pela Graça do Senhor Supremo, a Verdade substancial ou Axiomática
revela-se dentro dos quatro slokas(catuh-sloki) fundamentais do
Srimad-Bhagavatam.
Não se
levanta a questão de a Suprema Personalidade ou Predominador, Purusottama, ser
da mesma categoria de qualquer outra pessoa ou predominadoras( masculinos ou
purusas) deste mundo terreno. Eles são claramente distintos um do outro no que
se refere a que a Suprema Personalidade de Deus Sri Krsna é sob todos os
aspectos o Senhor Absoluto ou Predominador do fator feminino ou
predominado(prakrti), ao passo que a essência viva ou jiva está severamente
algemada pelo fator predominado na forma da natureza material, e apenas através
de sua identificação com o plano mundano deve se referir as revelações do
Senhor Supremo como 'supramundanas'. Sri Dhama, mencionado no primeiro
sloka * do Srimad-Bhagavatam, não possui
relação com as questões da dimensão terrena. O significado da palavra dhama é
'refúgio'e 'luz'. Nada é visível sem a ajuda da luz. A base da luz que se
destina a ser adorada e vista dentro da revelação estabeleceu-se como tendo a
natureza de uma pessoa. Superior a relatividade condicional e mutável
encontrada na esfera da concepção mundana da 'personalidade', a eternidade do
Amparo Pessoal da luz em si, situa-se na Sublime Dimensão.
O ponto
de vista da não diferenciação, onde o que vê e o que é visto são no final das
contas considerados como uno, é governado por padrões de medida incompletos e
corruptos no reino terrestre. Maya-sakti , ou a potência mundana encantadora e
enganosa, não dispõe do poder de restringir a Infinitude de seu Senhor de
potência imensurável, Mahesvara( Visnu) . Ao descrever o Objeto Adorável do
quinto capítulo deste livro, a filosofia falaciosa e de fabricação profana da
não diferenciação foi invalidada.
O significado
traçado no Brahma- samhita é mais favorável ao salvar-nos das atribuições da
visão mundana de vulgaridade na concepção criadora quando elucidada em termos
de causa eficiente ou material e instrumental. Este livro é totalmente
desprovido de conotações vulgares que excitaria as mentes pobres daqueles
obcecados pelo reles. Ao contrário, devemos saber que o objetivo deste Sagrado
Texto é suprir novas forças e alivio
para aquele exaurido em sua energia vital devido sua tendência depravada.
Pela
misericórdia da filosofia Perfeita ( sudarsana), um estudo dos cinco slokas
conclusivos do Livro nos concederá sabedoria eterna, sendo intencional o
ensinamento meticuloso da revelação genuína do Supremo Elemento de Deus ao
mesmo tempo que elucida como esse Elementos é observado distorcidamente através
do ênfase que se dá na doutrina quadrupla alternativa (do dharmma, artha, kama
e moksa - religiosidade, ganho material, desejo material e liberação), trazendo
a tona a doutrina da adoração quíntupla(pancopasana). Com o advento de tal
sabedoria eterna no coração, não se pode mais acalentar animosidade na direção
da Morada Sagrada, Sri Dhama, e a necessidade para se defender pela pregação da
doutrina da não diferenciação não mais será sentida.
É pela
boa fortuna que alguém pode vivenciar, além das dimensões de Devi-dhama e
Mahesa -dhama, a variedade Transcendental do domínio Divino que é a Morada
Pessoal do Senhor - o Plano onde a decepção não pode se posicionar. Sem que se
dependa do inerente engano do plano condicional, em consideração ao Desfrute
eterno na
Transcendência de Deus nós
perceberemos Seu Reino como sendo os afazeres do Transcendental. De tal arte, o
Tratado que descreve todas essas matérias Transcendentais é conhecida como
Apauruseya-samhita. É impossível para as pessoas de coração impuro ser
libertadas do desfrute mundano pelo poder da prática da vida devocional
(sadhana -bhakti). As pessoas absortas no gozo mundano ou exploração são
incapazes de se refugiarem na Devoção ou Bhakti. Elas estão sempre aflitas,
amarradas as estacas dos feitos mundanos (karmma). Tais pessoas não podem ser
libertadas da obsessão pela luxúria terrena por qualquer outro método a não ser
o de cantar as Glórias de Kamadeva, o Transcendental Senhor de todos os
Desejos. Contudo, um fruto adverso virá para aqueles que consideram kamadeva na
mesma categoria de suas luxúrias ilícitas. Quando se alcança a Misericórdia do
Senhor Supremo por seguir fielmente o Senhor Brahma de quatro cabeças, e quando
se torna recipiente adequado da Graça do Senhor Supremo como resultado do canto
com um coração puro das Canções Divinas de Suas Glórias infindáveis, neste
momento será conhecido a posse genuína de nossa leitura, recitando ou cantando
o Brahma-samhita.
Assim,
estaremos aptos a saber que no mais elevado Plano do Serviço Divino (Seva) do
Deus Supremo Concreto encontra-se a Realidade, o Belo Sri Radha-Govinda em sua
mesmíssima forma de Sri Gaura. O hemisfério abaixo da divina Morada de Goloka é
a Dimensão que abrange duas partes e meia do total de cinco das Disposições de
Serviço Divino (Rasas). Mais abaixo ainda situa-se a Morada conhecida por
Mahesa-dhama e abaixo temos Mahesa-dhama que é o mundo material de catorze
planos chamado Devi-dhama. Os desejos terrenos dos residentes de Devi-dhama que
vagam pelo universo são mantidos longe em Mahesa-dhama. Contudo, a concepção de
não ansiedade ilumina-se pelo agente purificante do Serviço. Este agente
purificador na forma deste Brahma-samhita revelou o Apogeu do Amor Nectáreo por
Sri Radha-Govinda ao esclarecer a quinta meta da vida humana; e o coletor deste
Néctar, Sri Gaurasundar, o Belo Senhor Dourado, distribui-os para as almas
neste mundo, mostrando-nos sua Natureza de Magnanimidade Suprema e Seus
Passatempos de outorga do mais precioso Presente do Amor Divino por Krsna.
-
Sri Siddhanta Saraswati
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