segunda-feira, 30 de setembro de 2019


A essência
por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Agora ouçam mui atentamente pois falarei sobre conhecimentos confidenciais para vocês.

No final da destruição universal (maha-pralaya), havia água por todos os lados. Do umbigo de Garbhodakasayi Visnu surgiu uma flor de lótus que se localizou sobre a água, apoiada numa haste, e Brahma foi criado ali.

Brahma desejou ver a fonte daquele lótus, então olhou para cima e para baixo, mas não pôde descobri-la. Ele sentou-se sobre o lótus e começou a pensar: “O que devo fazer? Não sei o que fazer.”

De repente, um som veio da água: “Tapa tapa.” Tapa significa austeridade. Brahma começou então a praticar austeridades em samadhi (transe). Após cem mil anos celestiais, o Senhor Narayana apareceu em seu transe e disse-lhe: “Estou muito contente. Agora escolha uma bênção.” Brahma respondeu: “Sei que Sua vontade é que eu crie este mundo, mas receio que, ao fazê-lo, serei influenciado por falso-ego e pensarei: ‘Sou o criador independente deste mundo.’ Ó Senhor, imploro para que esta falsa concepção não apareça em meu coração.“

O Senhor Narayana disse: “Você deve ouvir isto:

sri-bhagavan uvaca
jnanam parama-guhyam me
yad vijnana-samanvitam
sarahasyam tad-angam ca
grhana gaditam maya

[A personalidade de Deus disse: O conhecimento sobre Mim, como descrito nas escrituras, é muito confidencial e deve ser realizado juntamente com a prática de serviço devocional. O que é necessário para este processo está sendo explicado por Mim. Você deve aceitar cuidadosamente. (Srimad-Bhagavatam, 2.9.31)]

O Senhor disse: “Você deve ouvir e então, pela Minha misericórdia, realizar o que ouviu. Não se pode compreender e realizar Minhas palavras ao menos que Eu conceda Minha misericórdia. Estou dando este conhecimento (jñana), o qual é parama-guhyam (extremamente confidencial), juntamente com a realização transcendental (vijñana)."

Este conhecimento mais confidencial é o prema-bhakti situado no coração das gopis e que chega até aquele existente no coração de Srimati Radhika. O madanakya-mahabhava dEla corporifica o conhecimento de todas as verdades estabelecidas (tattva-jñana) e prema-bhakti, serviço a Sri Krsna em um nível extremo.

A palavra sa-rahasyam neste verso significa prema-bhakti, serviço devocional confidencial, e tad-anga  refere-se ao processo através do qual isto é realizado.
*[1]
sri-prahlada uvaca
sravanam kirtanam visnoh
smaranam pada-sevanam
arcanam vandanam dasyam
sakhyam atma-nivedanam

[Prahlada Maharaja disse: Ouvir e cantar sobre o nome, forma, qualidades, parafernália e passatempos transcendentais do Senhor Visnu, lembrar-se deles, servir os pés de lótus do Senhor, oferecer adoração respeitosa ao Senhor com dezesseis tipos de parafernália, oferecer preces a Ele, tornar-se Seu servo, considerar o Senhor como seu melhor amigo e render-se completamente a Ele (em outras palavras, servi-lO com o corpo, mente e palavras) — estes nove processos são aceitos como serviço devocional puro. (Srimad-Bhagavatam, 7.5.23)]

E também:

sadhu-sanga, nama-kirtana, bhagavata-sravana
mathura-vasa, sri-murtira sraddhaya sevana

Deve-se associar com os devotos, cantar o santo nome do Senhor, ouvir o Srimad-Bhagavatam, residir em Mathura, Vrndavana ou no local de nascimento de Mahaprabhu e adorar a Deidade com fé e veneração.

sakala-sadhana-srestha ei panca anga
krsna-prema janmaya ei pancera alpa sanga

["Estes cinco membros do serviço devocional são os melhores dentre todos. Mesmo uma pequena prática destes cinco membros desperta amor por Krsna. (Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 22.129)]

O Senhor Supremo disse a Brahma: “Estou lhe dando este conhecimento (tattva-jñana) e, pela Minha misericórdia, você deve aceitá-lo."

yavan aham yatha-bhavo
yad-rupa-guna-karmakah
tathaiva tattva-vijnanam
astu te mad-anugrahat

[Que tudo sobre Mim, nominalmente Minha forma, existência, compleição, qualidades e atividades transcendentais – possa despertar em seu coração através da realização verdadeira, devido a Minha misericórdia sem causa. (Srimad-Bhagavatam 2.9.30)]

Yavan aham significa "a forma que sou". Yavan aham yad -rupa-guna-karmakah: O Senhor Supremo original é o próprio Sri Krsna. Seu nome, Krsna, é muito atraente. Ele é afetuoso com todos os Seus devotos. Seus passatempos (karmakah) são doces. Por exemplo, embora Ele seja ilimitado em largura e extensão, Mãe Yasoda amarrou-O e Ele foi controlado pelo amor dela. Mais elevado ainda é o Seu passatempo da rasa-lila, Sua atividade mais elevada, a qual Ele executou durante toda uma noite de Brahma. A rasa-lila não poderia ter ocorrido em somente uma noite comum, então Sri Krsna prolongou a noite. Os cinco capítulos do Srimad-Bhagavatam relacionados aos passatempos de Krsna com as gopis – Brahmara-gita, Gopi-gita, Venu-gita, Pranaya-gita e Yugala-gita – são seus próprios cinco ares vitais.

Assim, o Senhor disse a Brahma: “Através da Minha misericórdia especial, você conhecerá estas verdades.”

rte 'rtham yat pratiyeta
na pratiyeta catmani
tad vidyad atmano mayam
yathabhaso yatha tamah

[“Ó Brahma, o que quer que pareça ter qualquer valor, se não estiver a Mim relacionado, não tem realidade. Saiba isto como Minha energia ilusória, o reflexo que aparenta estar na escuridão.” (Srimad-Bhagavatam 2.9.34)]

A palavra artha (valor) neste verso refere-se a Sri Krsna e a Seus doces passatempos e atributos. Rte artham significa: “Onde Minha forma ou morada não estão presentes" e na pratiyeta catmani significa "fora de Goloka Vrndavana e fora Ele que criou este mundo." Tad vidyad atmano mayam significa "saiba que isto é Minha energia ilusória."

Yathabhaso significa "assim como o reflexo." Existem dois tipos de maya – espiritual e material. A entidade viva infinitesimal se manifesta de tatastha-sakti, a energia marginal de Sri Krsna, a qual está localizada entre o mundo espiritual e material. Somos todos seres vivos infinitesimais, as partes integrantes e separadas do Senhor Supremo.

Tamah refere-se à escuridão deste mundo, no qual há uma concepção de falsos relacionamentos. Nós pensamos: “Ele é meu irmão, ele é meu filho, ela é minha esposa” e ficamos apegados. Estamos apegados a este corpo considerando: “Sou este corpo e eles são meus parentes.” Isto é escuridão.

Vá até Sri Gurudeva e ele lhe ensinará a ser livre. Este é, em essência, o Catuh-sloki Bhagavatam.

Você deve saber que este Catuh-sloki é a forma condensada (sutra) de todos os 12 Cantos e 18,000 versos do Srimad-Bhagavatam. Além disso, a essência de todos os Vedas está nestes versos Catuh-sloki.

Existem quatro divisões do Veda. Primeiramente havia somente um Veda chamado Atharva-veda. Brahma deu este conhecimento a Srila Vyasadeva e este dividiu-o em quatro – Rg, Sama, Yajuh e Atharva – de acordo com o assunto tratado.

A essência do primeiro mantra do Rg-Veda está no primeiro verso do Catuh-sloki (yavan aham). A essência do primeiro verso do Sama-veda está no segundo verso do Catuh-sloki. A essência do primeiro verso do Yajur-veda está no quarto verso e a essência do primeiro verso do Atharva-veda está no terceiro verso do Catuh-sloki. Todos os Vedas estão presentes lá.

Após dividir os Vedas em quatro partes, Srila Vyasadeva escreveu a essência destes como o Brahma-sutra ou Vedanta-sutra. Depois disso, escreveu o Mahabharata e todos os Puranas, mas não estava satisfeito por completo. Ele pensava: “O que fazer? O que fazer? Embora tenha compilado tantas escrituras, ainda assim não estou satisfeito. Por que não estou satisfeito?”

Enquanto isso, Brahma disse a Sri Narada Rsi: “Estou dando-lhe este Catuh-sloki. Você deve dá-lo a Vyasa e ele deve expandi-lo.” Narada então foi até Vyasa e disse: “Oh, vejo que você não está em paz e que se encontra agitado. Por que está tão preocupado?”

Srila Vyasadeva respondeu: “Gurudeva, tenho uma doença. Você é um médico, então deve sentir meu pulso e decidir a natureza da minha doença. O que fiz de errado que não estou satisfeito?”

Narada respondeu: “Conheço esta doença. Nos Vedas, Brahma-sutra e Mahabharata – ainda que haja a Bhagavad-gita contida no Mahabharata – você não deu proeminência aos doces passatempos de Sri Krsna. Você ressaltou somente dharma (religiosidade), artha (desenvolvimento econômico), kama (gratificação dos sentidos) e moksa (liberação).

"Você escreveu que Krsna é a fonte original de todas as manifestações de Deus? Falou sobre Mãe Yasoda e explicou que, embora Krsna seja não-nascido, Ele veio do ventre dela? Falou sobre como as gopis  O controlaram?”

Você escreveu que Krsna disse este verso as gopis?

na paraye ’ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna

[“Sou incapaz de retribuir Minha dívida pelo seu serviço imaculado, até mesmo no tempo de duração de vida de Brahma. Sua conexão comigo está além de qualquer recíproca. Vocês Me adoraram, abandonando todos os laços dométicos e familiares, os quais são muito difíceis de serem quebrados. Portanto, por favor, permita que suas próprias ações gloriosas sejam suma recompensa.” (Srimad-Bhagavatam, 10.32.22)”]

Sri Krsna disse para as gopis: “Mesmo no tempo de duração de vida de Brahma (trilhões de anos) ou dos semideuses (milhões de anos), não tenho como recompensá-las. Bondosamente, por favor, fiquem satisfeitas com seu próprio comportamento doce. Estarei para sempre endividado com vocês.”
Sri Narada continuou: “Você escreveu o Brahmara-gita?

Srila Vyasadeva respondeu: “Não.”

Narada disse: “Entre imediatamente em bhakti samadhi-yoga (transe místico).

bhakti-yogena manasi
samyak pranihite 'male
apasyat purusam purnam
mayam ca tad-apasrayam

["Assim, ele fixou sua mente, ocupando-a perfeitamente em serviço devocional service [bhakti-yoga] sem nenhum traço de materialismo e, então, ele viu a Suprema Personalidade Absoluta juntamente com Sua energia externa, a qual estava completamente sob Seu controle." (Srimad-Bhagavatam 1.7.4)]

Srila Vyasadeva entrou em samadhi e lá viu todos os doces passatempos de Krsna, do começo ao fim. Ele viu como Krsna nasceu e realizou muitos passatempos como a rasa-lila. Então ele escreveu tais passatempos para o bem de todas as almas neste mundo aprisionadas por maya. Ele compôs o Srimad-Bhagavatam e ensinou-o ao seu próprio filho, Srila Sukadeva Gosvami, que era desapegado deste mundo.

Srila Sukadeva Gosvami foi assim o primeiro enunciador e pregador do Srimad-Bhagavatam. Nós iremos gradualmente discutir todos estes tópicos aqui.

Você deve saber que a vida humana é muito curta, a velhice está perseguindo-o e, muito em breve, ela chegará até você. Somente nesta forma humana, a qual Krsna misericordiosamente nos deu, podemos realizar a alma e a Superalma. Este corpo é nada mais que um saco de urina, sangue e coisas indesejáveis. Em outras formas que não na humana não é possível realizar serviço a Krsna, seguir as instruções de Srila Rupa Gosvami e nem receber sadhu-sanga.

Vocês são muito afortunados por ter, especialmente, vindo até a linha de Sri Caitanya Mahaprabhu e de Srila Rupa Gosvami. Sobre isto o Srimad-Bhagavatam declara:

nr-deham adyam su-labham su-durlabham
plavan su-kalpam guru-karnadharam
mayanukulena nabhasvateritam
puman bhavabdhià na taret sa atma-ha

[“O corpo humano, o qual pode conceder todos os benefícios na vida, é automaticamente obtido através das leis da natureza, embora seja uma  obtenção muito rara. Este corpo humano pode ser comparado a um barco perfeitamente construído que tem o mestre espiritual como seu capitão e as instruções da Personalidade de Deus como os ventos favoráveis que o impele em seu curso. Considerando todas estas vantagens, um ser humano que não utiliza sua vida humana para atravessar o oceano da existência material deve ser considerado um assassino da própria alma. (Srimad-Bhagavatam, 11.20.17)]

Neste corpo humano você pode receber a associação de um guru muito qualificado que não cairá. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja deu sua associação, eu também estou vindo e, de tempos em tempos, meus devotos estão vindo. Convido todos vocês para o Navadvipa parikrama*. Se vocês não têm problema de dinheiro, devem ir até lá.

 A associação com almas auto-realizadas (sadhu-sanga) e tudo mais que você necessita para progredir em serviço devocional a Sri Krsna vem automaticamente nesta vida humana. Se você não realizar isto, então você é um assassino do si mesmo. Você será envolvido por jñana (teorias e especulações mentais), yoga (exercícios físicos praticados com a idéia de que isto lhe dará elevação espiritual), tapasya (austeridades) e outros esforços. Evite estas coisas e venha praticar bhakti.

Nós estamos dando a essência do Srimad-Bhagavatam aqui. Você deve ouvir e então se tornar como Prahlada Maharaja, Narada Rsi e outros devotos na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu - como Svarupa Damodara, Raya Ramananda e os Gosvamis. Srila Rupa Gosvami e Srila Sanatana Gosvami praticaram bhakti-yoga da seguinte maneira:

sankhya-purvaka-nama-gana-natibhih kalavasani-krtau
nidrahara-viharakadi-vijitau catyanta-dinau ca yau
radha-krsna-guna-smrter madhurimanandena sammohitau
vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau

[“Adoro os Seis Gosvamis, que passaram todo seu tempo cantando os santos nomes,cantando canções e oferecendo dandavat-pranama, dessa forma cumpriram humildemente seu voto de completar um número fixo dessas atividades diariamente. Desse modo eles utilizaram suas vidas valiosas e conquistaram o impulso do comer e dormir. Sempre se consideravam completamente sem valor, assim encantaram-se no rapto da lembrança das doces qualidades de Sri Radha-Krsna. (Sri Sad-Gosvamy-astakam, verso 6)]

Eles nunca eram tomados pelo sono e estavam sempre escrevendo livros, lembrando-se de Krsna, cantando Seus santos nomes e oferecendo ao menos 1008 reverências aos Vaisnavas e a todos os locais de passatempo de Krsna e de Mahaprabhu.

he radhe vraja-devike ca lalite he nanda-suno kutah
sri-govardhana-kalpa-padapa-tale kalindi-vane kutah
ghosantav iti sarvato vraja-pure khedair maha-vihvalau
vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri jiva-gopalakau

[“Ofereço minhas preces aos Seis Gosvamis, que estão sempre exclamando: “He Radhe! Ó Rainha de Vrndavana! Onde Você está? He Lalite! Ó filho de Nanda Maharaja! Onde Você está? Você está sentado sob as árvores kalpa-vrksa de Sri Govardhana? Ou Você está perambulando nas florestas às margens do Kalindi?” Eles estavam sempre se lamentando, queimando com os sentimentos de grande separação enquanto perambulavam por toda Vraja-mandala.” (Sad-Gosvamy-astakam, vers0 8)]

Nós devemos seguir na linha deles. Não desperdicem seu tempo simplesmente ficando apegado a seus assuntos domésticos, ganhando dinheiro e pensando sobre como se tornar materialmente feliz. Abandone todos estes esforços, pois você obterá tudo isto em qualquer espécie de vida, quer seja como cobras, porcos ou outras formas de vida. Nesta vida, tente praticar bhajana como os grandes devotos do Senhor e seja feliz. As bênçãos do meu coração estão com vocês.

Gaura premanande.

Notas:
* 1 – "Agora, pegando este mesmo verso e aplicando o significado a realização especial dada por Caitanya Mahaprabhu através de Ramananda Raya: "jñana" é krsna-tattva jnana e "vijñana" é radha-tattva jñana. Aqui, prema-tattva é "rahasyam" e "tad-angam" é Radha-krsna vilas-tattva (os passatempos de Sri Sri Radha-Krsna). Isto foi dado por Raya Ramananda a Sri Caitanya Mahaprabhu. Tudo isto foi debatido durante a conversa deles." (Palestra de Srila Narayana Maharaja na Austrália no dia 28 de abril de 2005)

terça-feira, 10 de setembro de 2019


Sambandha Abhideya e Prayojana Tattva


Essa seção final desse livro se destina a converger todas as evidências anteriores a uma conclusão final.
Sambandha (nossa relação com Deus) -
jiver svarupa hoy nitya krishna das
"Todas as jivas são servos eternos de Krishna."
Embora verdadeira, essa declaração não está completa em si mesma. Devido a que Krishna possui formas ilimitadas como Narayana, Nrisimha, Vamana, Rama, ou mesmo Dvarakadisha Mathura e Shri Nandanandana, etc., cada Bhagavat Svarupa também possui ilimitados tipos de devotos. Portanto, a questão que surge é a seguinte: "Que tipo de servo e de qual Krishna eu sou?" Com relação a essa filosofia Shri Jiva Gosvami é o Adi Acharya da sampradaya de Cheitanya Mahaprabhu. Sua obra aclamada Sat Samdarba em seis volumes desenvolve em detalhes o tema Sambandha Abhideya Prayojana Tattva. Os primeiros quatro volumes tratam de Tattva, Bhagavat, Paramatma e Krishna Sandarbha exclusivamente lidando com Sambandha Tattva. No final do Shri Krishna Sandarbha, Shri Jiva Prabhu acrescenta um toque refinado aos seus sambandha tattva ao declarar:
atah sarvetopi sandrananda camatkar sri krishna
prakasho sri vrindabanehapi paramadbhuta
prakashah sri radhaya jugaletastu sri krishna iti
Tradução: "Entre as formas ilimitadas de Deus, a de Krishna - Rupa - é a original, possuindo sandra, ananda - camat caritva (potência de prazer assombrosa) entre muitas manfiestações de Krishna, a Sua Vrindavana Svarupa é a mais soberba e em Vrindavana a forma jugal de Krishna abraçada por Shrimati Radharani reina suprema.
Quando Radha Krishna são vishaya (meta) dos devotos prema, o ashraya (abrigo daquele amor) será encontrado nas manjaris. Por essa razão Shriman Gourasundara promoveu manjari bhava upasana por meio de Seus seguidores líderes, os seis Gosvamis. Em quase todos os casos, portanto, os Vaishnavas rupanugas atingem a perfeição como serviçais de Shri Shri Radha Madhava. Esste é o seu nitya-sambandha. Como Bhaktivinodha Thakura diz:
ami tosvananda sukhada vasi
sri radhika madhava carana dasi
C.C. Madhya 22
"Eu sou charana dasi de Radha Madhava e uma eterna residente de Svananda Sukhada Kunja (no Shri Radha Kunda).
Abhideya (os meios para alcançar Deus) - No Cheitanya Charitamrita Gouranga Mahaprabhu declara que sadana bhakti é o único abhideya.
abhidheya sadhana bhakti sunaha bicara
sarva jana desh kala dasate byapta jara
dharmadi visaya jaiche ei cari bicar
sadhana bhakti ei cari bicarer para
C.C. Madhya 25
Tradução: "Shri Cheitanya Deva disse: Oh Sanatana ouça meu veredicto. Para a execução apropriada dos deveres religiosos ou atividades piedosas deve-se sempre levar em consideração a pessoa adequada, o lugar, a hora e a circunstância. Todavia o sadana bhakti transcende todas as considerações porque qualquer pessoa em qualquer hora ou lugar e em qualquer situação pode executá-lo."
Existem dois tipos de sadana bhakti
eito sadhana bhakti duito prakara
eka vaidhi bhakti, raganuga bhakti ara
C.C. Madhya-22
"Vaidhi e Raganuga são as duas formas de sadana bhakti."
Foram fornecidos exemplos que demonstram que em Vaidhi bhakti falta a potência para despertar Vraja prema. Assim, Raganuga bhakti é prescrita para as jivas que desejam alcançar Krishna em Vrindavana.
Na opinião dos acharyas Gaudiyas, lila Smarana é o principal ramo de Raganuga Bhakti:
smaran syatra raganugaayam mukhyaaatvam ragasya manodharmatvat
- Shri Visvanatha Chakravarti (Ragavartma-chandrika)
"Da mesma forma que Raga (apego pronfudo) é o dharma da mente, assim também é Smarana. Portanto, Smarana é o principal braço de Raga-marga."
A conclusão é que qualquer um que deseje alcançar Vrajendra nandana, Shri Krishna pode executar lila Smarana, em qualquer local, hora ou sob qualquer circunstância. Nenhuma restrição nas escrituras é necessária nem desejada aqui porque esse é o direto shastriki vidhi de Cheitanya Mahaprabhu que lila Smarana deva sempre ser executada. Uma vez que a mente controla as atividades do corpo e dos sentidos, lila Smarana pode influenciar todas as outra atividades devocionais que a pessoa executa, limpando a mente e a inteligência. Na realidade, lila Smarana é o elo de ligação do sadhaka com o esplendor de Goloka Vrindavana. Quando se adentra nessa dimensão, (por meio do manasi seva) todas as formas de sadhana externo se tornam sasanga (completas) com a potência para alcançar o seu ponto de conexão.
Em Goloka Vrindavana os nitya lilas de Goura e Govinda se desdobram em sequências regulares dia e noite. Os Gaudiyas Vaishnavas acharayas portanto recomendam que se medite em cada lila na hora em que ele acontece. Assim, o asta-kala-lila Smarana foi apresentado e o Shri Govinda Lilamrita de Shri Kaviraja Gosvami, Shri Krishna Bhavanamrita de Shrila Visvanatha Chakravarti e Shri Krishna Aneka Kaumudhi de Shri Kavikarnapura são os livros mais autorizados para aprender como seguir o asta-kala-lila do Senhor. Shrila Kaviraja Gosvami aconselha:
caitanya lilamrita pura krishna lila sukarpura
dohe meli hoy sumadhurjya
sadhu guru prasade taha jei asvade
sei jane madhurjya pracurjya
je lilamrita bine, kaya jadi anupane
tabu bhakter durbal jivan
jara eka bindhu pane utphulla tanu mane
hase gaya koraye nartana
ei amrita koro pan jaha sama nahi ana
citte kori sudridha visvasaa
na poro kutarka-garte amedhya karkasabaaaarte
jate potile hoy sarva-nasa
C.C. Madhya 25
Tradução: "A morada de Cheitanya Lilamrita mesclada com a cânfora do Krishna Lilamrita se torna a combinação mais saborosa. Com a graça de Guru e sadhu prove esse néctar supremo. Não negligencie esse Lilamrita e confie em outras formas de dieta, para que sua vida espiritual não enfraqueça. Por outro lado, uma simples gota desse lila rasa pode grandemente revigorar a mente e o corpo e fazer você dar gargalhadas, cantar e dançar em êxtase. Portanto, saboreie o lila rasa e mantenha a fé firme no processo. Pois nada se compara a esse sadhana, advertido-se a não cair na rede dos argumentos conflitantes, porque tudo estaria perdido."
Durante o festival, a bebida anupana é tomada como digestivo, e aqui Shrila Kaviraja Gosvami comparou o Gour Govinda Lilamrita com a refeição em si ou a dieta principal para nutrir o sadhana de alguém. O Anupana se compara a todas as outras formas de sadhana. Em resumo, ele quer dizer que se a pessoa toma o aperitivo digestivo sem a refeição principal, resultará por certo em fraqueza.
O conselho do Kaviraja é muito claro e preciso. Os Vaishnavas que desconsideram essa preciosa instrução são de fato desafortunados. Não vamos cair no poço das argumentações antagônicas e seguir resolutamente a dieta e o remédio como foi prescrito pelo Kaviraja.
ei amrita koro pan, jaha sama nahi ana
citte kori sudrdha visvasa
"Sempre beba o néctar incomparável do Gour Govinda Lila mantendo fé inabalável nesse processo!"
No seu famoso comentário ao Cheitanya Caritamrita Shri Radha Govinda Nath explicou o significado do verso de Shri Rupa Gosvami.
'seva sadhaka rupena siddha-rupena catra hi'
"O Raganuga sadhana divide-se em duas partes: interna e externa. Uma vez que o smarana é o braço principal ele é pochya (mantido); enquanto shravana kirtana ou qualquer um dos 64 tipos de sadhana bhakti são pochak (mantenedores). Em outras palavras, todos os outros tipos de vidhi se destinam simplesmente a nutrir lila Smarana e proteger a pessoa da queda. Esta interpretação é corroborada por um dos mais proeminentes versos do Bhakti Rasamrita Sindhu:
smartabhya satatam vishnu vismartabya na jatucit
sarva vidhi nisedhas syuretayor iva kinkarah(B.R.S. 1/2/28)
"O Senhor Vishnu (Shri Krishna) sempre deve ser lembrado e nunca esquecido. Todas as regras e regulações dos shastras são servos desse Raja Vidhi e Nisedha (rei das regras e proibições)."
É importante destacar agora a relação entre Smarana sadhana e Sankirtana. Shri Visvanatha Chakravarti deixou um lembrete aos sadhakas de Raganuga.
atra raganugayam janmukhyasya tasyapi smaransya
kirtanadhinatvam svasyam -Ragavartma candrika
"Embora Smarana seja o ramo principal para aqueles que praticam Raganuga bhakti ainda assim o Smarana deve permanecer subordinado ao kirtana.
Smarana e kirtana são ambos extremamente importantes ramos do Bhakti sadhana. Os bhaktas raganugas que se apegaram ao Smarana sadhana devem sempre executar kirtana também, lembrando que o próprio Shri Cheitanya Deva promoveu o movimento de Sankirtana. Por outro lado, aqueles que apenas enfatizam o canto devem também se lembrar que o nosso Gouranga cantava com a sua mente fixa em Shri Vrindavana! Devotos experientes não distinguem Smarana de kirtana, eles ligam os dois processos como uma forma ideal de sadhana. Isso é o mesmo que dizer que Smarana está contido no canto inofensivo e dentro do lila Smarana intensivo o Nome também caminha. Consultemos agora Shri Thakura Bhaktivinoddha na sua obra Harinama Chintamani que é um manual exclusivamente devotado ao nama sadana. No último capítulo, Bhaktivinodha compara o nome a um botão em flor. O nama kusuma floresce em estágios revelando, rasa, rupa, guna e lila madhurya de Krishna. O lila representa o esplendor plenamente manifesto do nome:
purna prasphutita nama kusuma-sundar
asta-kala nitya lila prakritir para
"A flor do nome revela completamente sua beleza quando os astakala nitya lilas divinos de Krishna são incluídos." Dessa declaração aprendemos que o exclusivo nama sadhana ou o canto do nome nunca está completo sem o lila Smarana. De fato, Shrila Visvanatha Chakravarti também afirma o mesmo na sua obra Krishna Bhavanamrita ao declarar
"Os passatempos diários óctuplos de Radha Govinda são como uma japa mala cravejadas de jóias quando se combinam, pois cada lila representa uma conta de pedra preciosa." Assim, o sadhaka experiente não só vai cantar o maha-mantra em uma japa mas também vai contemplar mentalmente o astakala-lilas de Radha Govinda.
Shri Bhaktivinodha sintetiza a essência de todos os conselhos ao dizer:
lajjya chari krishna nama sada gan kore
krishner madhura lila sada citte smare
Bhajan-rahasya Cap. 6
"Evite a covardia! Sempre cante os nomes de Krishna ao mesmo tempo se lembrando de seu madhura lilas.
"Como podem ser saboreados os nomes ou lilas de Krishna? Shriman Mahaprabhu instrui:
karma japa joga jnana vidhi bhakti tapa dhyana
iha hoite madhurjya durlabha
kebal je raga marge, bhaje krishna anurage
tare krishna madhurjya sulabha
C.C. Madhya 25
"Oh Sanatana, o madhurya de Krishna não pode ser vivenciado por karma, nem pela recitação de mantras silenciosamente, nem pelo sadhana de yoga. Sua doçura permanece totalmente desconhecida mesmo para os que praticam vidhi bhakti, tapasya ou meditação impessoal. Apenas por adorar com anuraga (apego profundo) através do processo de Raganuga bhakti pode-se experimentar o sabor do Krishna madhurya."
Prayojana (objetivo da vida)
amate je priti sei prema prayojan-C.C. Madhya 25
"Krishna diz: 'O amor a Mim é o objetivo da vida.'
Prema Pumartho Mahan
Prema é o o param purusharta (supremo objetivo da vida).
Prema é a perfeição do sadhana bhakti; sem ele o darshan de Krishna permanece impossível. Assim, prema é o prayojana (necessidade) para todas as jivas que desejam darshan de Krishna e seu nitya seva.
Shri Cheitanya Deva informou Sanatana Gosvami do seguinte:
bhakti vina krishne kabu nahe prema udaya
prema vina krishna praptianya hoite noya-C.C. Antya 4
"Oh, Sanatana, sem bhakti, prema nunca desperta. E sem prema Krishna é inatingível."
Significado: Muitos Vaishnavas podem ficar sob a impressão de que Krishna prapti (alcançar Krishna) aguarda aos que morrem após completar uma vida de devoção. Sim, assim é, para os bhaktas alcançarem prema. Na referência anterior Cheitanya Mahaprabhu expressou essa opinião. Aqueles que deixam seus corpos após uma vida de devoção, outra vez nascem no mundo material, se um bhakta afortunado alcança o estágio de bhava (quando a potência shuddha sattva do Senhor entra no coração) então Krishna se revela a esse devoto através de sphurti (visão espiritual). Recebendo esse sphurtis regularmente o prema desperta fazendo com que Krishna se revele. Esses kripa siddha ou sadhana siddha bhaktas alcançam o Senhor ao abandonarem os corpos materiais. Esse sidhanta é confirmado pelo poeta mahajana Shri Premananda que é um associado direto do Senhor Gouranga."
sadhana ekane, siddhio ekane bhaver gocar se
ekane jadi ta, dekhite na pao, marile dekhibe ke -Mana-siksha
"O sadhana é para este mundo, siddhi também acontece aqui, podendo ser percebido em bhava. Assim, se nós não vemos Krishna aqui, como o veremos após a morte?"
Existem muitos tipos de Krishna bhaktas e assim muitos níveis de Krishna prema. Falando comparativamente, o Madanakya Mahabhava prema de Shri Radhika Rishabhanu Nandini é supremo. As sakhis e manjaris de Radha também possuem mahabhava, porém é levemente menos potente que o de Radha. O mahabhava prema é o prayojana (necessidade) para os seguidores rupanugas de Cheitanya Mahaprabhu. Devotos desse mundo podem gradualmente se elevar pelos estágios de shraddha, sadhu-sanga, bhajana kriya, anartha nivrtti, nishta, ruci, bhava e finalmente alcança o prema. Esse prema, contudo, é bem inferior ao padrão de mahabhava das sakhis e manjaris de Radharani. Após o despertar de prema existem estágios progressivos: sneha, mana, pranaya, raga, bhava e mahabhava.
Tradução: Uma dúvida pode surgir agora: ao abandonar o corpo material onde o sadhana siddha bhakta fica antes de alcançar o seu Gopi Svarupa? A resposta é a seguinte: esses premika bhaktas mesmo antes de alcançar sneha, mana, pranaya, etc., instantaneamente alcançam o seu acalentado desejo pelo nitya seva (um exemplo é o modo como Shri Narada recebeu a perfeição). O corpo espiritual de Gopi que o devoto recebe é dado pela graça de Yogamaya e toma nascimento no ventre de uma Vraja Gopi. Não há espera uma vez que o bhauma lila de Krishna é eterno. Tal devoto é imediatamente transferido para o universo onde o bhauma lila de Krishna está manifesto. Dirigindo-se aos ansiosos raganugas sadhakas Shri Visvanatha Chakravarti conclui: "não se preocupem! O futuro de vocês será auspicioso."