Sambandha
Abhideya e Prayojana Tattva
Essa seção final desse livro se destina a converger todas as
evidências anteriores a uma conclusão final.
Sambandha (nossa relação com Deus) -
jiver
svarupa hoy nitya krishna das
"Todas as jivas são servos eternos de Krishna."
Embora verdadeira, essa declaração não está completa em si
mesma. Devido a que Krishna possui formas ilimitadas como Narayana, Nrisimha,
Vamana, Rama, ou mesmo Dvarakadisha Mathura e Shri Nandanandana, etc., cada
Bhagavat Svarupa também possui ilimitados tipos de devotos. Portanto, a questão
que surge é a seguinte: "Que tipo de servo e de qual Krishna eu sou?"
Com relação a essa filosofia Shri Jiva Gosvami é o Adi Acharya da sampradaya de
Cheitanya Mahaprabhu. Sua obra aclamada Sat Samdarba em seis volumes desenvolve
em detalhes o tema Sambandha Abhideya Prayojana Tattva. Os primeiros quatro
volumes tratam de Tattva, Bhagavat, Paramatma e Krishna Sandarbha
exclusivamente lidando com Sambandha Tattva. No final do Shri Krishna
Sandarbha, Shri Jiva Prabhu acrescenta um toque refinado aos seus sambandha
tattva ao declarar:
atah
sarvetopi sandrananda camatkar sri krishna
prakasho
sri vrindabanehapi paramadbhuta
prakashah
sri radhaya jugaletastu sri krishna iti
Tradução: "Entre as formas ilimitadas de Deus, a de
Krishna - Rupa - é a original, possuindo sandra, ananda - camat caritva
(potência de prazer assombrosa) entre muitas manfiestações de Krishna, a Sua
Vrindavana Svarupa é a mais soberba e em Vrindavana a forma jugal de Krishna
abraçada por Shrimati Radharani reina suprema.
Quando Radha Krishna são vishaya (meta) dos devotos prema, o
ashraya (abrigo daquele amor) será encontrado nas manjaris. Por essa razão
Shriman Gourasundara promoveu manjari bhava upasana por meio de Seus seguidores
líderes, os seis Gosvamis. Em quase todos os casos, portanto, os Vaishnavas
rupanugas atingem a perfeição como serviçais de Shri Shri Radha Madhava. Esste
é o seu nitya-sambandha. Como Bhaktivinodha Thakura diz:
ami
tosvananda sukhada vasi
sri
radhika madhava carana dasi
C.C. Madhya 22
"Eu sou charana dasi de Radha Madhava e uma eterna
residente de Svananda Sukhada Kunja (no Shri Radha Kunda).
Abhideya (os meios para alcançar Deus) - No Cheitanya
Charitamrita Gouranga Mahaprabhu declara que sadana bhakti é o único abhideya.
abhidheya
sadhana bhakti sunaha bicara
sarva
jana desh kala dasate byapta jara
dharmadi
visaya jaiche ei cari bicar
sadhana
bhakti ei cari bicarer para
C.C. Madhya 25
Tradução: "Shri Cheitanya Deva disse: Oh Sanatana ouça
meu veredicto. Para a execução apropriada dos deveres religiosos ou atividades
piedosas deve-se sempre levar em consideração a pessoa adequada, o lugar, a
hora e a circunstância. Todavia o sadana bhakti transcende todas as
considerações porque qualquer pessoa em qualquer hora ou lugar e em qualquer
situação pode executá-lo."
Existem dois tipos de sadana bhakti
eito
sadhana bhakti duito prakara
eka
vaidhi bhakti, raganuga bhakti ara
C.C. Madhya-22
"Vaidhi e Raganuga são as duas formas de sadana
bhakti."
Foram fornecidos exemplos que demonstram que em Vaidhi
bhakti falta a potência para despertar Vraja prema. Assim, Raganuga bhakti é
prescrita para as jivas que desejam alcançar Krishna em Vrindavana.
Na opinião dos acharyas Gaudiyas, lila Smarana é o principal
ramo de Raganuga Bhakti:
smaran
syatra raganugaayam mukhyaaatvam ragasya manodharmatvat
- Shri Visvanatha
Chakravarti (Ragavartma-chandrika)
"Da mesma forma que Raga (apego pronfudo) é o dharma da
mente, assim também é Smarana. Portanto, Smarana é o principal braço de
Raga-marga."
A conclusão é que qualquer um que deseje alcançar Vrajendra
nandana, Shri Krishna pode executar lila Smarana, em qualquer local, hora ou
sob qualquer circunstância. Nenhuma restrição nas escrituras é necessária nem
desejada aqui porque esse é o direto shastriki vidhi de Cheitanya Mahaprabhu
que lila Smarana deva sempre ser executada. Uma vez que a mente controla as
atividades do corpo e dos sentidos, lila Smarana pode influenciar todas as outra
atividades devocionais que a pessoa executa, limpando a mente e a inteligência.
Na realidade, lila Smarana é o elo de ligação do sadhaka com o esplendor de
Goloka Vrindavana. Quando se adentra nessa dimensão, (por meio do manasi seva)
todas as formas de sadhana externo se tornam sasanga (completas) com a potência
para alcançar o seu ponto de conexão.
Em Goloka Vrindavana os nitya lilas de Goura e Govinda se
desdobram em sequências regulares dia e noite. Os Gaudiyas Vaishnavas acharayas
portanto recomendam que se medite em cada lila na hora em que ele acontece.
Assim, o asta-kala-lila Smarana foi apresentado e o Shri Govinda Lilamrita de
Shri Kaviraja Gosvami, Shri Krishna Bhavanamrita de Shrila Visvanatha
Chakravarti e Shri Krishna Aneka Kaumudhi de Shri Kavikarnapura são os livros
mais autorizados para aprender como seguir o asta-kala-lila do Senhor. Shrila
Kaviraja Gosvami aconselha:
caitanya
lilamrita pura krishna lila sukarpura
dohe
meli hoy sumadhurjya
sadhu
guru prasade taha jei asvade
sei
jane madhurjya pracurjya
je
lilamrita bine, kaya jadi anupane
tabu
bhakter durbal jivan
jara
eka bindhu pane utphulla tanu mane
hase
gaya koraye nartana
ei
amrita koro pan jaha sama nahi ana
citte
kori sudridha visvasaa
na
poro kutarka-garte amedhya karkasabaaaarte
jate
potile hoy sarva-nasa
C.C. Madhya 25
Tradução: "A morada de Cheitanya Lilamrita mesclada com
a cânfora do Krishna Lilamrita se torna a combinação mais saborosa. Com a graça
de Guru e sadhu prove esse néctar supremo. Não negligencie esse Lilamrita e
confie em outras formas de dieta, para que sua vida espiritual não enfraqueça.
Por outro lado, uma simples gota desse lila rasa pode grandemente revigorar a
mente e o corpo e fazer você dar gargalhadas, cantar e dançar em êxtase.
Portanto, saboreie o lila rasa e mantenha a fé firme no processo. Pois nada se
compara a esse sadhana, advertido-se a não cair na rede dos argumentos
conflitantes, porque tudo estaria perdido."
Durante o festival, a bebida anupana é tomada como
digestivo, e aqui Shrila Kaviraja Gosvami comparou o Gour Govinda Lilamrita com
a refeição em si ou a dieta principal para nutrir o sadhana de alguém. O
Anupana se compara a todas as outras formas de sadhana. Em resumo, ele quer
dizer que se a pessoa toma o aperitivo digestivo sem a refeição principal,
resultará por certo em fraqueza.
O conselho do Kaviraja é muito claro e preciso. Os
Vaishnavas que desconsideram essa preciosa instrução são de fato
desafortunados. Não vamos cair no poço das argumentações antagônicas e seguir
resolutamente a dieta e o remédio como foi prescrito pelo Kaviraja.
ei
amrita koro pan, jaha sama nahi ana
citte
kori sudrdha visvasa
"Sempre beba o néctar incomparável do Gour Govinda Lila
mantendo fé inabalável nesse processo!"
No seu famoso comentário ao Cheitanya Caritamrita Shri Radha
Govinda Nath explicou o significado do verso de Shri Rupa Gosvami.
'seva
sadhaka rupena siddha-rupena catra hi'
"O Raganuga sadhana divide-se em duas partes: interna e
externa. Uma vez que o smarana é o braço principal ele é pochya (mantido);
enquanto shravana kirtana ou qualquer um dos 64 tipos de sadhana bhakti são
pochak (mantenedores). Em outras palavras, todos os outros tipos de vidhi se
destinam simplesmente a nutrir lila Smarana e proteger a pessoa da queda. Esta
interpretação é corroborada por um dos mais proeminentes versos do Bhakti
Rasamrita Sindhu:
smartabhya
satatam vishnu vismartabya na jatucit
sarva
vidhi nisedhas syuretayor iva kinkarah(B.R.S. 1/2/28)
"O Senhor Vishnu (Shri Krishna) sempre deve ser
lembrado e nunca esquecido. Todas as regras e regulações dos shastras são
servos desse Raja Vidhi e Nisedha (rei das regras e proibições)."
É importante destacar agora a relação entre Smarana sadhana
e Sankirtana. Shri Visvanatha Chakravarti deixou um lembrete aos sadhakas de
Raganuga.
atra
raganugayam janmukhyasya tasyapi smaransya
kirtanadhinatvam
svasyam -Ragavartma candrika
"Embora Smarana seja o ramo principal para aqueles que
praticam Raganuga bhakti ainda assim o Smarana deve permanecer subordinado ao
kirtana.
Smarana e kirtana são ambos extremamente importantes ramos
do Bhakti sadhana. Os bhaktas raganugas que se apegaram ao Smarana sadhana
devem sempre executar kirtana também, lembrando que o próprio Shri Cheitanya
Deva promoveu o movimento de Sankirtana. Por outro lado, aqueles que apenas
enfatizam o canto devem também se lembrar que o nosso Gouranga cantava com a
sua mente fixa em Shri Vrindavana! Devotos experientes não distinguem Smarana
de kirtana, eles ligam os dois processos como uma forma ideal de sadhana. Isso
é o mesmo que dizer que Smarana está contido no canto inofensivo e dentro do
lila Smarana intensivo o Nome também caminha. Consultemos agora Shri Thakura
Bhaktivinoddha na sua obra Harinama Chintamani que é um manual exclusivamente
devotado ao nama sadana. No último capítulo, Bhaktivinodha compara o nome a um
botão em flor. O nama kusuma floresce em estágios revelando, rasa, rupa, guna e
lila madhurya de Krishna. O lila representa o esplendor plenamente manifesto do
nome:
purna
prasphutita nama kusuma-sundar
asta-kala
nitya lila prakritir para
"A flor do nome revela completamente sua beleza quando
os astakala nitya lilas divinos de Krishna são incluídos." Dessa
declaração aprendemos que o exclusivo nama sadhana ou o canto do nome nunca
está completo sem o lila Smarana. De fato, Shrila Visvanatha Chakravarti também
afirma o mesmo na sua obra Krishna Bhavanamrita ao declarar
"Os passatempos diários óctuplos de Radha Govinda são
como uma japa mala cravejadas de jóias quando se combinam, pois cada lila
representa uma conta de pedra preciosa." Assim, o sadhaka experiente não
só vai cantar o maha-mantra em uma japa mas também vai contemplar mentalmente o
astakala-lilas de Radha Govinda.
Shri Bhaktivinodha sintetiza a essência de todos os
conselhos ao dizer:
lajjya
chari krishna nama sada gan kore
krishner
madhura lila sada citte smare
Bhajan-rahasya
Cap. 6
"Evite a covardia! Sempre cante os nomes de Krishna ao
mesmo tempo se lembrando de seu madhura lilas.
"Como podem ser saboreados os nomes ou lilas de
Krishna? Shriman Mahaprabhu instrui:
karma
japa joga jnana vidhi bhakti tapa dhyana
iha
hoite madhurjya durlabha
kebal
je raga marge, bhaje krishna anurage
tare
krishna madhurjya sulabha
C.C. Madhya 25
"Oh Sanatana, o madhurya de Krishna não pode ser
vivenciado por karma, nem pela recitação de mantras silenciosamente, nem pelo
sadhana de yoga. Sua doçura permanece totalmente desconhecida mesmo para os que
praticam vidhi bhakti, tapasya ou meditação impessoal. Apenas por adorar com
anuraga (apego profundo) através do processo de Raganuga bhakti pode-se
experimentar o sabor do Krishna madhurya."
Prayojana (objetivo da vida)
amate
je priti sei prema prayojan-C.C. Madhya 25
"Krishna diz: 'O amor a Mim é o objetivo da vida.'
Prema
Pumartho Mahan
Prema é o o param purusharta (supremo objetivo da vida).
Prema é a perfeição do sadhana bhakti; sem ele o darshan de
Krishna permanece impossível. Assim, prema é o prayojana (necessidade) para
todas as jivas que desejam darshan de Krishna e seu nitya seva.
Shri Cheitanya Deva informou Sanatana Gosvami do seguinte:
bhakti
vina krishne kabu nahe prema udaya
prema
vina krishna praptianya hoite noya-C.C. Antya 4
"Oh, Sanatana, sem bhakti, prema nunca desperta. E sem
prema Krishna é inatingível."
Significado: Muitos Vaishnavas podem ficar sob a impressão
de que Krishna prapti (alcançar Krishna) aguarda aos que morrem após completar
uma vida de devoção. Sim, assim é, para os bhaktas alcançarem prema. Na
referência anterior Cheitanya Mahaprabhu expressou essa opinião. Aqueles que
deixam seus corpos após uma vida de devoção, outra vez nascem no mundo
material, se um bhakta afortunado alcança o estágio de bhava (quando a potência
shuddha sattva do Senhor entra no coração) então Krishna se revela a esse
devoto através de sphurti (visão espiritual). Recebendo esse sphurtis
regularmente o prema desperta fazendo com que Krishna se revele. Esses kripa
siddha ou sadhana siddha bhaktas alcançam o Senhor ao abandonarem os corpos
materiais. Esse sidhanta é confirmado pelo poeta mahajana Shri Premananda que é
um associado direto do Senhor Gouranga."
sadhana
ekane, siddhio ekane bhaver gocar se
ekane
jadi ta, dekhite na pao, marile dekhibe ke -Mana-siksha
"O sadhana é para este mundo, siddhi também acontece
aqui, podendo ser percebido em bhava. Assim, se nós não vemos Krishna aqui,
como o veremos após a morte?"
Existem muitos tipos de Krishna bhaktas e assim muitos
níveis de Krishna prema. Falando comparativamente, o Madanakya Mahabhava prema
de Shri Radhika Rishabhanu Nandini é supremo. As sakhis e manjaris de Radha também
possuem mahabhava, porém é levemente menos potente que o de Radha. O mahabhava
prema é o prayojana (necessidade) para os seguidores rupanugas de Cheitanya
Mahaprabhu. Devotos desse mundo podem gradualmente se elevar pelos estágios de
shraddha, sadhu-sanga, bhajana kriya, anartha nivrtti, nishta, ruci, bhava e
finalmente alcança o prema. Esse prema, contudo, é bem inferior ao padrão de
mahabhava das sakhis e manjaris de Radharani. Após o despertar de prema existem
estágios progressivos: sneha, mana, pranaya, raga, bhava e mahabhava.
Tradução: Uma dúvida pode surgir agora: ao abandonar o corpo
material onde o sadhana siddha bhakta fica antes de alcançar o seu Gopi
Svarupa? A resposta é a seguinte: esses premika bhaktas mesmo antes de alcançar
sneha, mana, pranaya, etc., instantaneamente alcançam o seu acalentado desejo
pelo nitya seva (um exemplo é o modo como Shri Narada recebeu a perfeição). O
corpo espiritual de Gopi que o devoto recebe é dado pela graça de Yogamaya e
toma nascimento no ventre de uma Vraja Gopi. Não há espera uma vez que o bhauma
lila de Krishna é eterno. Tal devoto é imediatamente transferido para o
universo onde o bhauma lila de Krishna está manifesto. Dirigindo-se aos
ansiosos raganugas sadhakas Shri Visvanatha Chakravarti conclui: "não se
preocupem! O futuro de vocês será auspicioso."
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